Tão importante quanto acertar, é saber quais são os erros fatais na prova da OAB. Por isso decidi separar os maiores erros cometidos por quem não foi aprovado no exame de ordem. Veja quais são e fuja deles! Mesmo que ainda não saiba que estratégia adotar, você já saberá pelo menos o que não deverá fazer! 🙂
Erro nº 1: Hábito de estudar apenas para as vésperas da prova.
Muitos estudantes acabam carregando hábitos muito prejudiciais e desde o tempo da escola! A velha mania de somente estudar para uma prova na véspera.
Eu acredito que isso é cultural no brasileiro, deixa tudo para última hora. Porém, mude essa mania desde já. Na época da escola isso funcionava muito bem, até porque as matérias que caíam na prova eram de 2 meses de aula no máximo. Mas com a OAB o buraco é mais embaixo.
Como estudar para a prova da OAB?
Você não pode se esquecer que a prova da OAB é um exame que contará com um conteúdo programático de 5 anos. Como estudar 5 anos na véspera? Impossível né? O que você tem que fazer é desde o primeiro período entrar com a consciência de que o conhecimento adquirido ali poderá ser utilizado na prova da OAB.
Se entrar apenas com a cabeça voltada para festas e chopadas, quando chegar no 9 período é bem provável que você se arrependa. Isso costuma acontecer muito com Direito Constitucional que é ensinado nos primeiros períodos e quando chega no final da faculdade o aluno esqueceu quase tudo.
Erro nº 2: Falta de organização com seus estudos.
Esse é um erro que prejudica demais porque obriga o aluno a ter que estudar novamente uma matéria que ele já estudou. E infelizmente é o erro mais comum. Os estudantes de direito estudam direito constitucional para passar na faculdade e quando chega na prova da OAB, vão estudar a matéria toda de novo.
Você já fez isso ou teve amigos que fizeram? É uma loucura, concorda? E isso costuma acontecer porque as pessoas perdem seus estudos, suas anotações e o que aprenderam na véspera estudando cai no esquecimento (como vimos anteriormente).
Erros fatais na prova da OAB
Aí como você esqueceu, você pega aquela matéria que já deveria saber e começa a estudar novamente. E aí quando chega um amigo chamando para sair o que você faz? Diz que tá sem tempo porque tem que ficar estudando. Quando na verdade é você que está jogando seu tempo na lixeira.
A vida de estudante de direito é corrida. Você tem que buscar bons estágios, estudar as matérias e passar no TCC (se tiver com dificuldades, clique aqui saber como fazer seu TCC em menos de uma semana). Portanto, se você não for organizado, você vai ter o trabalho de estudar novamente uma matéria que você já viu.
Isso é a morte né? Mas eu vejo muitos alunos, seguidores do Teor Jurídico contando que cometerem esses erros fatais na prova da oab para mim pelo messenger do Facebook. Aliás se você também quiser receber minhas dicas por lá, é só clicar no botão abaixo que te ajudarei também com dicas, orientações e recomendações.
E para vermos se você é organizado ou não, me diga pelo messenger ou nos comentários deste artigo. Você tem guardado os seus resumos, os seus estudos de todas as provas que você fez na faculdade? Tem os seus resumos das provas do 4º período, por exemplo?
Como organizar os estudos para a prova da OAB
Essa eu tenho que te confessar que pequei um pouquinho também, mas felizmente não me impediu de ser aprovado ainda quando estava no 9º período. Mas o meu problema foi porque eu usava cadernos nas aulas e depois para achar os meus resumos foi uma confusão dentro dos meus armários, mas depois de lutar muito consegui encontrá-los.
Talvez seja isso que você esteja pensando agora.. Meu Deus onde será que está meu caderno do 4º período? Isso é complicado também porque cria um volume absurdo nos armários e prateleiras. Sem falar que só para reunir tudo perdemos um tempo precioso.
Armazenamento em nuvem como funciona
Por isso eu tenho uma dica sensacional para você evitar tudo isso. Faça todos os seus resumos pelo google drive e crie eles como google docs que é um arquivo bem parecido com o word só que é do google e fica armazenado numa nuvem. Fazendo assim, acabaram os seus problemas de revirar o armário, carregar peso, ou dar bronca na faxineira porque não está achando os seus cadernos.
Bastará você digitar google drive e o nome do arquivo e pronto! Você levou 2 segundos para encontrar seu material! Não é fantástico? E estando os arquivos na nuvem em qualquer lugar que tiver uma internet você conseguirá acessá-los. E se você ficar com medo de perdê-los é só fazer um backup para o seu computador.
Se você é daqueles que gosta de escrever com caneta ou lápis seus estudos, eu te aconselho fortemente entrar no mundo digital e passar a fazer os resumos pelo google docs, pois ganhará muito mais tempo para se dedicar com outras questões.
Erro nº 3: Pagar a inscrição para a prova da OAB só para ver como é que é.
Eu vejo muitos alunos com medo de ficarem nervosos e por se sentirem inseguros adotarem essa estratégia. E não gosto dessa estratégia nem um pouco, por isso gostaria de te explicar porque considero este erro como sendo um dos 9 erros fatais na prova da oab.
Taxa de Inscrição OAB
Primeiro porque a inscrição para a prova da OAB é cara! Hoje estamos falando de R$ 270,00. Mesmo que você possa pagar, tenha dinheiro tudo bem, mas você já parou para pensar que poderá usar esse valor para pagar cursos preparatórios?
E se você está com insegurança talvez seja justamente porque não fez uma boa preparação. Então, em vez de gastar seu rico dinheirinho na prova da OAB para “pegar experiência”, invista em cursos preparatórios que mais aprovam alunos na OAB e possuem uma boa estratégia. Isso que te dará confiança! Se não quais cursos escolher, clique aqui para ver meu artigo sobre quais critérios você adotar antes de adquirir um curso preparatório para a OAB.
E se você tiver pensando em pagar a inscrição para conhecer a banca, quero te apresentar uma forma muito mais barata. Basta clicar aqui e fazer o download de todas as provas da OAB.
Erro nº 4: Fazer a prova apenas com a teoria ensinada na faculdade.
Essa é uma escolha que eu acho muito arriscada de se fazer, mas se você acha que tem uma boa base e não quer se inscrever em nenhum curso preparatório para a OAB faz o seguinte: clique aqui para fazer o download da última prova, vai para uma biblioteca e faça toda a prova de uma só vez.
Como responder as questões da oab
É importante fazer a prova toda de uma vez porque você poderá errar questões porque teve um branco e esqueceu, por exemplo. E se tivesse somente uma questão por dia e deitado na cama, poderia ter acertado. Isso acontece porque ao fazer todas as questões de uma vez só, você sente mais cansaço e tem que pensar em todas as matérias do Direito. Diferente do que acontece se você for fazer uma questão por dia e deitado na cama.
E lembre-se que o seu objetivo não é saber a questão, o seu objetivo é passar na prova da OAB. Tenha isso em mente, a sua preparação e seu foco não é de saber tudo na advocacia. O seu foco é passar na prova da OAB. Então, pare com isso de estudar uma questão aqui e outra ali. Quando for treinar questões, baixe uma prova na internet, imprima, pegue uma caneta e se isole do mundo por 5 horas.
Até porque você precisa entender que você tem um prazo para responder as questões. Fazendo questões isoladamente, você não saberá se está conseguindo responder todas as questões no tempo certo. Então não corra o risco de fazer a prova da OAB incompleta porque demorou além do que devia para responder todas as questões.
Simulado Gratuito
E se ao fazer o primeiro simulado da forma como expliquei, você tiver acertado menos de 40 questões sugiro que contrate um curso preparatório (clique aqui para ver qual é o melhor curso para passar na oab). Agora, se você acertou mais de 40 questões, meus parabéns!! Você estaria aprovado para fazer a segunda fase da OAB.
Entretanto, existem algumas provas que são mais fáceis que outras, então escolha outras duas provas para fazer. Se em todos os três simulados, você tiver acertado mais de 40 questões, você tem grandes chances de passar na OAB sem fazer cursos preparatórios.
Agora, se você foi reprovado em alguns desses exames eu sugiro que faça um cursinho até para eliminar qualquer chance de ser reprovado. Assim evita-se que você corra o risco de ficar frustrado ou se sentindo pressionado. Infelizmente muitos familiares pressionam a gente se reprovarmos, aliás esse é um tópico do próximo erro.
Erro nº 5: Contar para todo mundo que você fará a prova.
Essa dica eu acho importante para evitar a pressão que a sociedade fará em cima de você. E acredite essa pressão de família e amigos é muitas das vezes o que mais atrapalha os estudantes. E tudo que você precisa é ter tranquilidade para fazer a prova.
Se você ficar avisando as pessoas de que fará a prova, o que irá acontecer? Todo mundo vai te perguntar, se você já passou na prova. E isso já começará a te enervar, pelo menos isso teria acontecido comigo se tivesse contado. Sem falar que você correrá o risco de não passar e ter que ficar avisando todo mundo que não passou na OAB. O melhor não seria contar que você passou no exame da OAB?
Somente informe o resultado OAB quando tiver passado
Por isso, acho melhor evitar de contar que fará a prova da OAB. Assim as pessoas só vão saber que fez a prova quando você já tiver de fato se tornado advogado(a). Essa foi justamente a tática que eu adotei! Eu decidi fazer a prova quando estava no 9 período porque já tinha passado no TCC e consegui passar de primeira, mas fiquei quietinho e não contei para ninguém.
E lembro que minha noiva me avisou por telefone e achei até que era mentira dela, mas de fato era verdade! Fiquei tão atônito com a notícia que decidi dar a not[icia da minha aprovação em forma de pegadinha para meus familiares na hora de contar.
Esperei chegar meu aniversário no mês seguinte e disse para eles que havia pensado bem e decidi que não iria mais fazer a prova da OAB (porque já havia sido aprovado).
Bom se quiser ver como foi a reação deles com essa pegadinha é só clicar abaixo e se puder se inscreva no Canal do Teor Jurídico no Youtube e comente e dê aquele joinha para dar uma força pro canal que está começando.
Aliás, eu te faço o mesmo convite. O que acha de fazer uma pegadinha com a família ou filmar você dando a notícia de que passou e pegando todos os seus familiares de surpresa? Se tiver interesse eu poderia divulgar nas mídias do Teor Jurídico e/ou nos nossos grupos do facebook para incentivar os outros colegas a não desistirem.
Você poderá clicar aqui para receber mensagens minha via inbox do Facebook e mantermos contato.
Erro nº 6: Estudar apenas através de questões.
Esse tipo de erro também é muito comum. Os alunos pensam: “estou com pouco tempo para teoria, vou fazendo só questões mesmo porque é mais rápido e posso fazer em qualquer lugar.”
Aí a pessoa vai almoçar e tá fazendo as questões, vai pro médico e está fazendo as questões. Até aí tudo bem, também sou a favor de buscarmos sempre otimizarmos o nosso tempo. O problema é que as pessoas acabam fazendo umas 30 mil questões, mas não analisam e nem estudam a teoria das questões que erraram.
Não estude apenas com resolução de questões oab
E sinto lhe dizer, mas não é com perguntas que você aprende. É com a teoria. O que você precisa é ter uma base teórica e depois responder as perguntas. Se você nunca teve aula de ética porque vai responder perguntas de ética?
E quais seriam as chances de você acertar a questão na hora da prova? Bom, somente se caísse a mesma questão na hora da prova e você lembrasse da resposta. Mas aí você teria acertado como se fosse num jogo de memória. Se a pergunta fosse um pouco diferente você já erraria porque não teria base teórica.
E acredite os examinadores são mestres em te induzirem ao erro ou te deixar inseguro. E se você quer aprender por questões em vez de teorias, você deixará o trabalho do examinador muito mais fácil.
As questões são muito importantes, mas são para serem feitas depois de ter tido a teoria e nunca antes. As questões servem como um feedback. Exemplo: no simulado que você fez, quantas questões acertou de Direito Constitucional? Se você errou bastante, por exemplo, talvez seja o caso de reforçar essa matéria.
Resumo de Direito Constitucional para OAB
O Ebook do Exame da OAB Simplificado de Direito Constitucional é uma obra que eu desenvolvi justamente para ajudar aqueles que querem gabaritar Direito Constitucional na primeira fase da OAB. Então se você andou errando algumas questões é o momento para reforçar a teoria.
Adiantará pouco se preparar apenas fazendo questões e vendo as que acertou, é importante analisar sempre as que errou e também aquelas que você acertou na sorte, no chute. Até porque as questões que a gente erra e aprende a teoria não costumamos esquecer nunca mais. Então é melhor errar nos simulados do que na hora do Exame de Ordem, mas isso é o tema do próximo erro.
Erro nº 7: Não fazer simulados iguais a prova da OAB.
O ideal é que você repita tudo como vai fazer na hora da prova. Você vai fazer o exame da ordem deitado na cama? Você vai ter como responder 10 perguntas por dia? Não! Então, não invente bote uma calça jeans, imprima a sua prova no site de provas anteriores da OAB, vá para uma biblioteca que tenha um silêncio sepulcral, desligue o celular e só pare para beber água, ir no banheiro ou lanchar.
É interessante fazer dessa forma para testar o seu cansaço. Existem questões que te induzem ao erro pelo cansaço e você acaba escorregando. Então, mesmo com cansaço você tem que sentir a malícia do examinador para não escorregar nas cascas de banana que serão deixadas por ele.
Lembre-se que como disse no artigo Qual melhor Curso OAB?, o examinador cria provas com estratégias para reprovar 85% dos candidatos. Por isso você precisa ter sua estratégia também.
Erro nº 8: Falta de um Cronograma de estudos.
É muito importante criar um planejamento, uma rotina de estudos e uma preparação para a prova da OAB com uma boa antecedência. Assim, você vai criar uma disciplina e já saberá o que fazer a cada dia. E disciplina é importante porque com vontade ou sem vontade, você vai ter que sentar na cadeira e estudar! Hehehe..
Se você estiver com dificuldade de criar o seu próprio cronograma, eu recomendo que você siga o cronograma do Site Direito Com Carlos. Ele fez o seguinte uma preparação bastante aprofundada que consiste em:
- Planilha de visão geral de questões por disciplina;
- Cronograma de 90 dias Exame de Ordem OAB;
- Análise de temas indicando os 125 temas mais recorrentes de todas as 17 disciplinas; e
- Indicativos de estudo com video-aula no youtube e legislação pertinente ao tema correlato.
E se você poderá obter maiores informações sobre este material, CLICANDO AQUI.
Assuntos mais cobrados na oab
Observe que com um bom cronograma, você poderá criar sua rotina de estudos em cima dos temas mais recorrentes. Não esqueça que sua estratégia não é gabaritar a prova e sim de acertar pelo menos 40 questões.
E essas informações oferecidas pelo Site Direito com Carlos pode ser utilizadas desde o início da faculdade. Já pensou se você entrasse na faculdade já sabendo quais são os temas que sempre caem na prova da OAB! Fantástico né? Seria o mesmo que saber as perguntas que determinado professor vai querer saber de você na prova! E já sabendo o que costuma cair, você já vai dar atenção para aqueles assuntos, mesmo que esteja ainda no primeiro período da faculdade.
Erro nº 9: Escolher tema da 2 fase da OAB porque pretende se especializar na área.
Quando um estudante de direito paga o montante de R$ 270,00, imediatamente ele também já tem que escolher uma área para a prova da segunda fase. E é aí que muitos costumam errar.
Eu tenho uma amiga empresária, por exemplo, que me pediu para que não a identifique, mas ela escolheu fazer direito empresarial para a segunda fase. E sabe por quê? Por que ela é empresária e pretende se especializar em direito empresarial no futuro.
Como escolher a melhor disciplina segunda fase oab?
E sabe quantas peças empresariais ela fez desde o início da faculdade até agora? Nenhuma!! Isso mesmo, escolheu a área porque vai atuar nessa área no futuro. Eu acho uma área muito bacana e interessante, mas a prova da OAB é para passar, ela não pode ser escolhida porque você vai se especializar na área no futuro.
Como treinar para a segunda fase da oab
A pergunta que você tem que fazer é a seguinte. Qual é a área do direito que você está cansado de redigir peças jurídicas? É civil? Então coloque na segunda fase direito civil. É trabalho? Então, escolha trabalho! Agora se você não tiver prática em redigir peças jurídicas, o que você deverá escolher é Direito Constitucional.
E por que? A resposta é simples porque a variedade das peças constitucionais são muito menores do que em qualquer área. E estatisticamente a maioria dos aprovados fizeram a prova de direito constitucional! E sou a prova viva disso, pois também escolhi constitucional porque na época tinha redigido poucas petições iniciais.
Entretanto, vale ressaltar que tudo depende do caso a caso. Geralmente para quem não tem experiência em redigir peças jurídicas, Constitucional acaba sendo mais fácil. Mas se você odeia Constitucional pode não ser o seu caso. Você pode ser a exceção a esta minha regra.
Em todo caso, costumo dizer que se você odeia constitucional é provável que seja porque teve professores que não souberam lhe explicar a matéria. Sendo assim, te convido a fazer o download dos primeiros capítulos do meu ebook que está com uma linguagem bem didática e vai fazer você amar Direito Constitucional! 🙂
E para encerrar este artigo, eu gostaria de parafrasear um autor desconhecido que diz: “A pessoa inteligente aprende com os próprios erros, já as pessoas sábias aprendem com os erros dos outros˜. Então, eu espero que esse artigo faça com você desvie desses erros e acerte na estratégia para ser aprovado no exame da ordem.
Orientação do Alcaires Mendes pelo messenger.
Você gostaria de conversar comigo pelo inbox do messenger para tirar mais dúvidas sobre cursos, como evitar esses erros fatais na prova da oab, receber orientações ou ebooks e aulas que com certeza te ajudará na sua aprovação da prova da OAB? Então, é só clicar aqui que entrarei em contato com você imediatamente no seu messenger do Facebook.
E você? Concorda com este artigo sobre 9 erros fatais na prova da OAB que você não pode cometer? Você já foi reprovado na OAB ou viu seu amigo reprovar? Quais foram os erros que você ou ele cometeram? Compatilhe comigo como foi a sua experiência e seus erros e acertos na prova da OAB.